Portugal Fashion @ Lisboa | Coleção FW 18/19 da criadora Alexandra Moura

Fotografias: Tiago Cabral

Fotografias: Tiago Cabral

É na 42ª edição do Portugal Fashion, em Lisboa, que Alexandra Moura afirma um presente que é feito de um passado.

Para o próximo Outono/Inverno, a designer apresenta I AM uma coleção na qual revela um olhar retrospetivo entre as várias décadas, baseando-se nas suas memórias e no que a influencia ainda hoje.

Para o desenvolvimento dos padrões, entrelaçaram-se filmes como o «Blade Runer», «E.T», «Encontros imediatos de 3º Grau» e a melancolia e poesia do espírito underground de bandas de rock britânico como Jesus and Mary Chain, The Smiths e My Bloody Valentine.

Também serviram de fortes alicerces, para o desenvolvimento destes grafismos, a estética psicadélica dos Primal Scream e a irreverência da filosofia de Tupac Shakur, que revelava uma sensibilidade e um espelho crítico à sociedade da época.

Nas peças propostas pela designer, podemos encontrar materiais como o tule delicado, a lycra e o cetim estampados, o jacquard, o algodão e a lã, estabelecendo assim uma ponte entre o estilo clássico e o contemporâneo.

No que diz respeito às formas e aos detalhes das peças, é o trabalho fotográfico de Bobby Neel Adams, no qual o passado e o presente são representados numa “colagem” lado a lado, que a influencia a realizar as assimetrias nas roupas e a a relação entre peças oversized e as peças ajustadas, criando opostos na silhueta.

f91cd034076868.5bc55c61f4078.gif